Psicoterapia clínica
Infantil
Quem dera ter recebido junto com a cegonha um manual de instrução da criança... porém todos os seres no começo do seu desenvolvimento apresentam fragilidades, não sendo diferente com o ser humano. A infância e adolescência são fases cercadas de transformações, contudo nota-se frequentemente tentativas de crianças quererem se adaptar as expectativas das pessoas que são significativas para ela, no entanto muitas vezes essas expectativas são frustradas e a mesma pode vir a se sentir “ineficiente” no que faz. Atribuladas em meio tantas responsabilidades e desafios podem não conseguir administrar o turbilhão de emoções dentro e fora dela. Isso pode prejudicar seu desenvolvimento, bem como desencadear adoecimento. Mediante a tais conflitos sugerimos iniciar o processo terapêutico.
A psicoterapia Infantil tem por objetivo possibilitar a ressignificação dos pensamentos e vivencias descobrindo formas diferentes e assertivas de lidar com seus conflitos. Esse processo psicoterápico acontece com encontros semanais com a criança e periodicamente com os responsáveis para alinhamento psicoeducacional dos desajustes vivenciados por ambos. Isso acontece por meio de técnicas respaldadas na psicologia, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar.
Podemos destacar alguns sintomas como a queda no rendimento escolar, comportamentos agressivos, hiperatividade, angústia, medos, timidez, enurese noturna, hiperatividade, dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares, depressão, obesidade, hiperatividade, angústia, medos, ser bonzinho em demasia, ser apegada a adultos, reter fezes, desenvolver tiques, falta de limite, síndromes de pânico, depressão infantil, etc.
“O Psicólogo, através de sua relação genuína com a criança, inicia um processo de mudança comportamental dentro do consultório com o intuito de que estes progressos sejam ampliados para os ambientes naturais da criança. Assim ela conseguirá se comportar de forma a se sentir bem em todas as esferas de sua vida”. Lilian Gonçalves
Adolescente
A Terapia com Adolescentes oferece um espaço de escuta e acolhimento dos Problemas/Dilemas e/ou Conflitos que o adolescente possa está enfrentando. Com o objetivo de fortalecer esse adolescente o processo terapêutico (que em geral acontece semanalmente) permite auxiliá-lo a descobrir novos caminhos, mediante a diversas técnicas da psicologia, na busca de soluções viáveis. Crises são processos cíclicos que o ser humano enfrenta ao longo da vida. Toda via na adolescência as crises ficam mais evidentes considerando que seu estado de quem sou eu, o que quero, como me porto no mundo, quais escolhas eu faço, vão se intensificando e nem sempre seu contexto proporciona reflexões equilibradas. Tendo em vista que nessa fase as transformações temporais e sexuais acontecem com intensidade, os conflitos podem surgir com dúvidas e/ou limitações e é nesse momento que sugerimos a psicoterapia. A psicoterapia vem então, com o intuito de mediar esse processo circunstancial ou patológico, auxiliando a passagem dessa fase como preventivo ou remediativo para que este se torne um adulto mais equilibrado e mais autônomo dos seus processos. A crise/conflito nada mais é do que um processo de maturação desse Adolescente como uma passagem para a vida adulta.
Adulto
Ser adulto implica em assumir escolhas e arcar com responsabilidades que nem sempre o adulto está acompanhado de equilíbrio e inteligência emocional para lidar com situações limitantes que vão surgindo ao longo da vida. Seja qual for o fator que desencadeia o mal estar, a psicoterapia é um excelente suporte que auxilia a pessoa a enfrentar as adversidades.
A psicoterapia é um espaço que proporciona o entendimento do conflito, mas também permite encontrar estratégias plausíveis para solucionar suas demandas, gerando acolhimento, reflexões e muitas vezes mudanças significativas. É importante acreditar, se permitir para que a consciência do processos aconteça e também querer e exercitar novos comportamentos para que resultados sejam alcançados.
O atendimento psicoterápico proporciona bem estar e qualidade de vida, podendo ser uma terapia breve, focal e/ou progressiva, conforme a demanda do cliente. O Instituto de Psicologia Bem Estar conta com uma equipe especializada, bem como um ambiente personalizado e equipado para atender a sua necessidade.
“Somente aquele que está comprometido com o seu próprio crescimento (mental – comportamental – evolutivo) pode desenvolver a coragem suficiente para olhar para suas dores, sua sombra e extrair dela a lição necessária para ir ao encontro de sua luz!” Daniela M. P. Azevedo
Idoso
Qual idoso em plena consciência se sente totalmente incapaz ou improdutivo? Existem casos distintos, mas no geral o idoso de hoje está envelhecendo com plena capacidade de se sentir útil e capaz de ir à busca do seu bem-estar!
Como em todas as fazes do desenvolvimento se passa por transformações, limitações, percas, ganhos e desafios a serem superados, não poderia ser diferente na velhice. Pensando nisso e na possibilidade de promover a qualidade de vida física, social e psicológica a busca pela terapia pode ser uma ótima alternativa, seja individual ou em grupo.
O processo psicoterapêutico visa auxiliar o idoso a compreender melhor sua condição em todas as áreas da vida seja ela saúde, relacionamento, carreira, finanças, lazer, além também de ajuda-lo a entrar em contato com questões emocionais e psíquicas, possibilitando assim uma diminuição dos sofrimentos causados por problemas como depressão e ansiedade, por exemplo, comuns nessa faixa etária.
As sessões de terapia do idoso seguem o mesmo formato da demais, sendo uma vez por semana com atividades especializadas a necessidade do idoso e profissionais capacitados, com o intuito de promover Bem Estar e qualidade de vida!
“Uma boa época para se pensar sobre a velhice é a juventude, e a principal hora de se pensar sobre ela é certamente ao ficarmos velhos”. B.F.Skinner
Casal
A terapia de casal ou também conhecida como terapia conjugal é um tratamento que ambos os parceiros participam, visando trabalhar os desajustes e conflitos que o casal está vivenciando. Esse tratamento abrange todas as configurações de casais, bem como diversos estágios seja ele namoro, noivado ou casamento. Os encontros acontecem com a presença de ambos em alguns momentos e em outros são realizados encontros individuais com a finalidade de trabalhar questões particulares que possam está influenciando a crise do casal.
Alguns problemas como a comunicação, sexualidade, administração do tempo e atenção, finanças, violência e/ou infidelidade podem desencadear a crise. Com a terapia evidencia alguns benefícios como identificar objetivos em comum, equilibrar e negociar diferenças, aprender a compartilhar responsabilidades, acabar com a competição, superar a infidelidade, melhorar o desempenho sexual, desenvolver estratégias e fortalecer o compromisso. Esses e outros ganhos podem trazer novamente a satisfação e Bem Estar do Casal.
O Instituto de Psicologia Bem Estar conta com uma equipe capacitada para esse tipo de atendimento, bem como ambientes equipados para proporcionar um espaço condizente com a demanda.
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim!” Chico Xavier