Pular para o conteúdo

Ateliê da memória

 

O processo de envelhecimento pressupõe o enfraquecimento das atividades cognitivas, seja pelo envelhecimento normal ou advindo do acometimento de doenças degenerativas, como no caso das demências (Alzheimer, Parkinson). Mediante o crescente interesse na busca da manutenção da atividade cognitiva na maturidade, o meio científico e os profissionais da saúde buscam empenhar-se em promover o funcionamento cognitivo humano, principalmente nas idades mais avançadas.

Para enfrentar todas as mudanças que o estágio senil requer, o idoso necessita recorrer aos recursos internos, estratégias pessoais de enfrentamento e recursos externos que estiverem ao seu alcance.
A manutenção das funções cognitivas proporciona ao idoso, mais autonomia, independência e altivez, sobretudo a constante avaliação dessas funções é necessária como medida preventiva. Os quadros de defeitos cognitivos senis e de degeneração cognitiva, quanto antes identificados, maiores são as chances de uma intervenção adequada, bem como, a reabilitação e estabilização do quadro por tempo prolongado (DAMASCENO, 1999). Vale ressaltar que a reabilitação não significa voltar como era antes, mas possibilitar fazer de outra maneira o que se fazia antes. Diante disto, estimular com atividades e exercícios, podem proteger o intelecto do declínio cognitivo e manter suas capacidades.
Para proporcionar uma estimulação cognitiva mais descontraída, divertida, simbólica e acolhedora, o Instituto de Psicologia Bem Estar, desenvolveu o Ateliê da Memória, que realiza a estimulação por meio da Arteterapia.
A arte é universal e evoca a linguagem, expressão, flexibilidade e tem a capacidade de manifestar conteúdos simbólicos, por meio das imagens produzidas. É pela atividade de se expressar que a arte liberta o idoso a ser mais espontâneo, criativo, dando a possibilidade de acreditar, reconstruir, manifestar emoções, sentimentos e imagens.
O que é o Ateliê da Memória?
O Ateliê da Memória é a Estimulação Cognitiva e Terapia por meio da arte.

O Instituto de Psicologia Bem-Estar se propõe a oferecer serviço neuropsicológico e psicológico para avaliação, intervenção e estimulação cognitiva individual e/ou em grupo para idosos que querem prevenir o envelhecimento patológico, como também para aqueles idosos que estão com déficits na memória, possibilitando à indução da plasticidade cerebral e a construção da reserva cognitiva e propiciar uma melhor qualidade de vida aos idosos e seus familiares.


Como funciona?
No primeiro momento fazemos uma entrevista inicial, para conhecer a pessoa idosa. Realizamos uma Avaliação Neuropsicológica na finalidade de mapear como está o funcionamento cerebral, e em conjunto iniciamos as oficinas de estimulação cognitiva. Caso seja necessário proporcionamos uma assistência aos familiares/cuidadores com sessões de psicoeducação, que ocorrem simultaneamente, de formar estruturada, dinâmica e acolhedora.

Quais os profissionais responsáveis pelo Serviço?
Uma equipe multidisciplinar é responsável pelo desenvolvimento do programa, sendo composta por neuropsicólogo, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas.

Outras características do Serviço:
O Ateliê se propõe ainda a realizar atendimento domiciliar e online, a idosos, familiares/e ou cuidadores adequando-se às necessidades destes, mantendo a mesma qualidade em seus atendimentos.

Aliado ao atendimento dos idosos/familiares e/ou cuidadores, visa colaborar com a promoção do Bem-Estar Social e da Cidadania.


“Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivo...”
Joseph Campbell