Pular para o conteúdo

Serviços

Psicoterapia - infantil

Quem dera ter recebido junto com a cegonha um manual de instrução da criança... porém todos os seres no começo do seu desenvolvimento apresentam fragilidades, não sendo diferente com o ser humano. A infância e adolescência são fases cercadas de transformações, contudo nota-se frequentemente tentativas de crianças quererem se adaptar as expectativas das pessoas que são significativas para ela, no entanto muitas vezes essas expectativas são frustradas e a mesma pode vir a se sentir “ineficiente” no que faz. Atribuladas em meio tantas responsabilidades e desafios podem não conseguir administrar o turbilhão de emoções dentro e fora dela. Isso pode prejudicar seu desenvolvimento, bem como desencadear adoecimento. Mediante a tais conflitos sugerimos iniciar o processo terapêutico.
A psicoterapia Infantil tem por objetivo possibilitar a ressignificação dos pensamentos e vivencias descobrindo formas diferentes e assertivas de lidar com seus conflitos. Esse processo psicoterápico acontece com encontros semanais com a criança e periodicamente com os responsáveis para alinhamento psicoeducacional dos desajustes vivenciados por ambos. Isso acontece por meio de técnicas respaldadas na psicologia, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar.
Podemos destacar alguns sintomas como a queda no rendimento escolar, comportamentos agressivos, hiperatividade, angústia, medos, timidez, enurese noturna, hiperatividade, dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares, depressão, obesidade, hiperatividade, angústia, medos, ser bonzinho em demasia, ser apegada a adultos, reter fezes, desenvolver tiques, falta de limite, síndromes de pânico, depressão infantil, etc.
“O Psicólogo, através de sua relação genuína com a criança, inicia um processo de mudança comportamental dentro do consultório com o intuito de que estes progressos sejam ampliados para os ambientes naturais da criança. Assim ela conseguirá se comportar de forma a se sentir bem em todas as esferas de sua vida”.
Lilian Gonçalves

Psicoterapia - adolescente

A Terapia com Adolescentes oferece um espaço de escuta e acolhimento dos Problemas/Dilemas e/ou Conflitos que o adolescente possa está enfrentando. Com o objetivo de fortalecer esse adolescente o processo terapêutico (que em geral acontece semanalmente) permite auxiliá-lo a descobrir novos caminhos, mediante a diversas técnicas da psicologia, na busca de soluções viáveis.
Crises são processos cíclicos que o ser humano enfrenta ao longo da vida. Toda via na adolescência as crises ficam mais evidentes considerando que seu estado de quem sou eu, o que quero, como me porto no mundo, quais escolhas eu faço, vão se intensificando e nem sempre seu contexto proporciona reflexões equilibradas. Tendo em vista que nessa fase as transformações temporais e sexuais acontecem com intensidade, os conflitos podem surgir com dúvidas e/ou limitações e é nesse momento que sugerimos a psicoterapia. A psicoterapia vem então, com o intuito de mediar esse processo circunstancial ou patológico, auxiliando a passagem dessa fase como preventivo ou remediativo para que este se torne um adulto mais equilibrado e mais autônomo dos seus processos.
A crise/conflito nada mais é do que um processo de maturação desse Adolescente como uma passagem para a vida adulta.

Psicoterapia - adulto

Ser adulto implica em assumir escolhas e arcar com responsabilidades que nem sempre o adulto está acompanhado de equilíbrio e inteligência emocional para lidar com situações limitantes que vão surgindo ao longo da vida. Seja qual for o fator que desencadeia o mal estar, a psicoterapia é um excelente suporte que auxilia a pessoa a enfrentar as adversidades. 
A psicoterapia é um espaço que proporciona o entendimento do conflito, mas também permite encontrar estratégias plausíveis para solucionar suas demandas, gerando acolhimento, reflexões e muitas vezes mudanças significativas. É importante acreditar, se permitir para que a consciência do processos aconteça e também querer e exercitar novos comportamentos para que resultados sejam alcançados. 
O atendimento psicoterápico proporciona bem estar e qualidade de vida, podendo ser uma terapia breve, focal e/ou progressiva, conforme a demanda do cliente. O Instituto de Psicologia Bem Estar conta com uma equipe especializada, bem como um ambiente personalizado e equipado para atender a sua necessidade.
“Somente aquele que está comprometido com o seu próprio crescimento (mental – comportamental – evolutivo) pode desenvolver a coragem suficiente para olhar para suas dores, sua sombra e extrair dela a lição necessária para ir ao encontro de sua luz!”
Daniela M. P. Azevedo

Psicoterapia - idoso

Qual idoso em plena consciência se sente totalmente incapaz ou improdutivo? Existem casos distintos, mas no geral o idoso de hoje está envelhecendo com plena capacidade de se sentir útil e capaz de ir à busca do seu bem-estar! 
Como em todas as fazes do desenvolvimento se passa por transformações, limitações, percas, ganhos e desafios a serem superados, não poderia ser diferente na velhice. Pensando nisso e na possibilidade de promover a qualidade de vida física, social e psicológica a busca pela terapia pode ser uma ótima alternativa, seja individual ou em grupo. 
O processo psicoterapêutico visa auxiliar o idoso a compreender melhor sua condição em todas as áreas da vida seja ela saúde, relacionamento, carreira, finanças, lazer, além também de ajuda-lo a entrar em contato com questões emocionais e psíquicas, possibilitando assim uma diminuição dos sofrimentos causados por problemas como depressão e ansiedade, por exemplo, comuns nessa faixa etária.
As sessões de terapia do idoso seguem o mesmo formato da demais, sendo uma vez por semana com atividades especializadas a necessidade do idoso e profissionais capacitados, com o intuito de promover Bem Estar e qualidade de vida! 
“Uma boa época para se pensar sobre a velhice é a juventude, e a principal hora de se pensar sobre ela é certamente ao ficarmos velhos”.
B.F.Skinner

Psicoterapia - casal

A terapia de casal ou também conhecida como terapia conjugal é um tratamento que ambos os parceiros participam, visando trabalhar os desajustes e conflitos que o casal está vivenciando. Esse tratamento abrange todas as configurações de casais, bem como diversos estágios seja ele namoro, noivado ou casamento. Os encontros acontecem com a presença de ambos em alguns momentos e em outros são realizados encontros individuais com a finalidade de trabalhar questões particulares que possam está influenciando a crise do casal. 
Alguns problemas como a comunicação, sexualidade, administração do tempo e atenção, finanças, violência e/ou infidelidade podem desencadear a crise. Com a terapia evidencia alguns benefícios como identificar objetivos em comum, equilibrar e negociar diferenças, aprender a compartilhar responsabilidades, acabar com a competição, superar a infidelidade, melhorar o desempenho sexual, desenvolver estratégias e fortalecer o compromisso. Esses e outros ganhos podem trazer novamente a satisfação e Bem Estar do Casal.
O Instituto de Psicologia Bem Estar conta com uma equipe capacitada para esse tipo de atendimento, bem como ambientes equipados para proporcionar um espaço condizente com a demanda. 
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim!”
Chico Xavier

Avaliação psicológica

A avaliação psicológica é um procedimento que engloba desde a entrevista com o psicólogo, a aplicação de testes cientificamente validados até a devolutiva dos resultados encontrados com a entrega do Laudo Psicológico. 
As Avaliações têm por finalidade avaliar características fortes e fracas do funcionamento psíquico, tais como habilidades, funções cognitivas e características de personalidade. Vale salientar que o psicólogo é o único profissional habilitado por lei para exercer esta função, tendo em vista sua extensa capacitação, responsabilidades éticas e diagnósticas que esse procedimento pode impactar positiva ou negativamente na vida do ser humano.
O Instituto de Psicologia Bem Estar, conta com três profissionais com mais de sete anos de experiência na área e com diversas capacitações, além de proporcionar um ambiente equipado para oferecer um serviço humanizado e de qualidade. 
Os tipos de avaliações que aplicamos são Avaliações Psicológicas de crianças, adolescentes, adultos e idosos; Psicodiagnóstico; Avaliação Neuropsicológica; Avaliação para investigar doenças demenciais como Alzheimer; Avaliação Psicológica para concurso; Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica, Avaliação para Orientação Profissional (Vocacional), Avaliação psicológica para acompanhar a evolução do tratamento psicoterapêutico e para o planejamento da sua psicoterapia.

Avaliação - CIRURGIA BARIÁTRICA

Ser submetido a uma Cirurgia Bariátrica muitas vezes nos remete a uma pessoa que já passou por “bons bucados” relacionado ao próprio corpo, a auto imagem, comportamentos alimentares, problemas nos diversos contextos sociais, dificuldade de locomoção, entre outros. Isso ao longo de muitas tentativas costuma desencadear emoções e pensamentos limitantes, que se não forem tratados pré e pós operatório o famoso sucesso da redução de medidas pode não ser concretizado. 
A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica visa estabelecer se a pessoa está preparada, tanto para este procedimento, assim como para todo o processo necessário pós cirurgia. Afinal ocorrerá uma intervenção cirúrgica, medicamentosa (em alguns casos), mas principalmente faz se necessário uma mudança efetiva nos hábitos e pensamentos alimentares. 
Questionamentos, pré-conceito e reações ao realizar esse procedimento são comuns, mas isso pode ser superado ao compreender a utilidade da avaliação, pois através dela a pessoa conhece um pouco mais de si.
Esse procedimento acontece de 3 a 7 encontros com a aplicação de instrumentos psicológico e devolutiva mediante ao Laudo com o Psicólogo.
O intuito do Instituto de Psicologia Bem-Estar e atender suas necessidades com responsabilidade e promover sua qualidade de vida! 
“O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos.”
Paulo Coelho

Avaliação - CIRURGIA VASECTOMIA

A cirurgia de vasectomia é um método contraceptivo, irreversível em cerca de 99% dos casos. Esse procedimento é feito por um médico cirurgião urologista. Por se tratar de uma intervenção cirúrgica irreversível, há necessidade de identificar se a pessoa está preparada para essa mudança no seu corpo e vida, afinal se essa questão não estiver bem resolvida para a pessoa, isso poderá acarretar consequências psicológicas e emocionais irreparáveis. Por esse motivo faz se necessário uma Avaliação Psicológica antes do processo cirúrgico.
Nesse procedimento o Psicólogo irá identificar as expectativas e temores da mulher ou do casal e também a maturidade emocional para encerrar a vida reprodutiva, por meio de instrumentos psicométricos.
“Cada decisão que você toma é um ajuste de rumo na sua vida.”
Autor Desconhecido

Avaliação - CIRURGIA LAQUEADURA

A cirurgia de laqueadura tubária é um método contraceptivo, que é irreversível na maioria dos casos. Esse procedimento é feito por um médico cirurgião ginecologista. Por se tratar de uma intervenção cirúrgica irreversível, há necessidade de identificar se a pessoa está preparada para essa mudança no seu corpo, afinal se essa questão não estiver bem resolvida para a pessoa, isso poderá acarretar consequências psicológicas e emocionais irreparáveis. Por esse motivo faz se necessário uma Avaliação Psicológica antes do processo cirúrgico. 
Nesse procedimento o Psicólogo irá identificar as expectativas e temores da mulher ou do casal e também a maturidade emocional para encerrar a vida reprodutiva, por meio de instrumentos psicométricos.
De acordo com a lei do planejamento familiar (N.º 9263, de 12 de janeiro de 1996 (DOU 15.01.96), a laqueadura pode ser feita em qualquer mulher com mais de 25 anos ou que tenha pelo menos dois filhos vivos. No entanto, sua principal recomendação é em mulheres que podem apresentar risco de saúde, tanto para ela quanto para o bebê, caso engravidem.
“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir e chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar, porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.”
Cora Coralina

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Para compreender a relação entre o cérebro e o comportamento humano realizamos a avaliação neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica investiga e identifica detalhadamente quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas. Os instrumentos (testes) avaliam as funções cognitivas (inteligência, atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, velocidade de processamento, flexibilidade mental, habilidades visuo-construtiva, habilidades visuo-espacial, funções motoras e executivas), atenção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento das informações, afeto, habilidades motoras e executivas. 
O objetivo dessa avaliação é compreender a extensão das perdas e traçar uma metodologia de tratamento adequada seja preventivo ou para cada comprometimento identificado, como a reabilitação. 
Alguns casos indicados para a Avaliação Neuropsicológica são traumas, epilepsia, depressão, demência, doença de Parkinson, esquizofrenia, alteração de conduta, transtorno do desenvolvimento, déficit cognitivo pós lesões cerebrais decorrentes de traumatismos, déficit cognitivo pós Acidente Vascular Cerebral (AVC), déficit cognitivo pós tumores, déficit cognitivo pós meningo-encefalites, déficit associado ao alcoolismo e/ou às drogas, entre outras doenças neurodegenerativas.
“Não se lamente pelas percas. Elas são necessárias para voltar-se a se encontrar.”
Richard Bach

AVALIAÇÃO - PSICODIAGNÓSTICA

O psicodiagnóstico é uma avaliação completa com uma bateria de instrumentos que mensura os aspectos cognitivos e afeto-emocionais do indivíduo desde a sua infância até a velhice. Esse procedimento pode beneficiar aqueles casos que existem dúvidas diagnostica como também pode sugerir a melhor forma de intervenção clínica.
“Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria”
Thomas Compbell

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL + COACHING

Diante da experiência clinica fica evidente que mesmo com o processo da avaliação profissional não esgota as dúvidas, angustias e insegurança do momento da escolha profissional. Para sanar essas e outras necessidades que esse período profissionalizante exige, o Instituto de Psicologia Bem Estar oferece o serviço de Orientação Profissional em conjunto com o Coaching. 
Entende-se que escolher uma profissão pode não ser tão simples, sabendo que é uma responsabilidade que nem sempre a pessoa está acostumada a fazer, além do mais existem fatores (exigências, expectativas internas e externas) muito mais complexos a serem lapidados antes de dizer o que se quer. Por isso o Coaching um processo focal que utiliza muitas técnicas objetivas e reflexivas, visa trabalhar pontualmente possíveis obstáculos emocionais e psicológicos que possam esta atrapalhando esse adolescente e/ou adulto a fazer sua melhor escolha. Em conjunto a Avaliação psicológica é aplicada para identificar quais características e habilidades são mais evidentes e que por consequência quais profissões são mais apropriadas. 
Os benefícios de utilizar esse serviço são garantidos pelo equilíbrio emocional, aprender a identificar suas limitações, reconhecer suas potencialidades e usar isso ao seu favor, identificando que o maior índice de profissionais bem sucedidos são aqueles que apreciam o que fazem. 
Neste processo de Orientação Profissional mais Coaching serão realizadas 12 sessões de 2 horas cada, podendo ser em grupo ou sessões de atendimentos individuais.
“São escolhas, e não oportunidades, que definem seu destino.”
Jean Nidetch

Cursos - Programação Neurolinguistica

O que é Programação Neurolinguistica – PNL

A Programação Neurolinguística - PNL, segundo Richard Bandler (co-criador) é um processo educacional de como usar melhor o nosso cérebro. A PNL teve sua origem na modelagem de pessoas que obtiam sucesso e eram eficazes no que faziam. RICHARD BANDLER (um analista de sistemas) e JOHN GRINDER (um lingüista) resolveram fazer um levantamento dos padrões de excelência (linguagem, comportamentos e procedimentos) nos trabalhos de 3 terapeutas excepcionais em resultados, como Fritz Perls (fundador da Gestalt terapia), Virgínia Satir (fundadora da terapia familiar e terapia sistêmica) e Milton Erickson, M.D.,(fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica).
Essa ciência se desenvolveu e hoje é muito aplicada nos meios de comunicação, desenvolvimento humano, mundo corporativo, educacional entre outros. 
Baseado em um longo e profundo estudo da estrutura Neurologica, Fisiológica e Linguistica do ser humano foram elaboradas diversos conceitos e técnicas com o intuito de promover mudanças no intuito de qualificar um upgrade na sua vida e/ou na sua carreira, e para isso inicia-se os cursos de formação. Começa-se a formação pelo Practitioner em PNL.
Ganhos com esse conhecimento:
• Facilidade de comunicação
• Liderança
• Formação de espírito de equipe
• Autoconfiança
• Pensamento sistêmico
• Inteligência emocional
• Capacidade de influenciar 
• Administrar pressões e forças contrárias para atingir metas
• Estabelecer objetivos e estratégias para alcançar os mesmos.
“A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.” Aristóteles

COACHING com PNL

Segundo Paul C. Dinsmore e Monique C. Soares, 2007, no contexto do desenvolvimento humano, coach se refere ao profissional que se utiliza de técnicas e de seu conhecimento pessoal para ajudar o cliente a atingir suas metas e a obter aquilo a que se propõe. O choach atua como facilitador, é leal a seu cliente, e, acima de tudo, acredita em sua capacidade de realização e conquista. Coaching se refere ao ato de realizar sessões de facilitação junto ao cliente.
A PNL – Programação Neurolinguistica é uma ciência que auxilia compreender as experiências internas do homem, como também adquirir maestria para utilizar o cérebro de maneira favorável para alcançar os resultados desejados. Com a PNL, o profissional administra técnicas capazes de resolver problemas advindos de aprendizados limitantes como fobia e pânico.
Os ganhos desse serviço é a eficácia na superação limitações complexas, tendo um olhar único e personalizado para cada indivíduo, como também desenvolve de maneira mais concreta as metas e objetivos. 
As sessões de Coaching com PNL, podem ser individual e em grupo acontece entre 10 e 12 encontros com aproximadamente 1 hora e meia de duração, geralmente uma vez por semana. 
O Instituto de Psicologia Bem Estar entendendo o ser humano de maneira completa e comprometido em abranger as diversas necessidades e demandas do ser humano, consideramos o trabalho de Coaching como mais uma maneira de agregar os serviços que prestamos. 
“Com o poder da sua mente, determinação, instinto e experiência, você pode voar muito auto.”
Ayrton Senna

ATELIÊ DA MEMÓRIA

O processo de envelhecimento pressupõe o enfraquecimento das atividades cognitivas, seja pelo envelhecimento normal ou advindo do acometimento de doenças degenerativas, como no caso das demências (Alzheimer, Parkinson). Mediante o crescente interesse na busca da manutenção da atividade cognitiva na maturidade, o meio científico e os profissionais da saúde buscam empenhar-se em promover o funcionamento cognitivo humano, principalmente nas idades mais avançadas.
Para enfrentar todas as mudanças que o estágio senil requer, o idoso necessita recorrer aos recursos internos, estratégias pessoais de enfrentamento e recursos externos que estiverem ao seu alcance.
A manutenção das funções cognitivas proporciona ao idoso, mais autonomia, independência e altivez, sobretudo a constante avaliação dessas funções é necessária como medida preventiva. Os quadros de defeitos cognitivos senis e de degeneração cognitiva, quanto antes identificados, maiores são as chances de uma intervenção adequada, bem como, a reabilitação e estabilização do quadro por tempo prolongado (DAMASCENO, 1999). Vale ressaltar que a reabilitação não significa voltar como era antes, mas possibilitar fazer de outra maneira o que se fazia antes. Diante disto, estimular com atividades e exercícios, podem proteger o intelecto do declínio cognitivo e manter suas capacidades. 
Para proporcionar uma estimulação cognitiva mais descontraída, divertida, simbólica e acolhedora, o Instituto de Psicologia Bem Estar, desenvolveu o Ateliê da Memória, que realiza a estimulação por meio da Arteterapia. 
A arte é universal e evoca a linguagem, expressão, flexibilidade e tem a capacidade de manifestar conteúdos simbólicos, por meio das imagens produzidas. É pela atividade de se expressar que a arte liberta o idoso a ser mais espontâneo, criativo, dando a possibilidade de acreditar, reconstruir, manifestar emoções, sentimentos e imagens.

O que é o Ateliê da Memória?
O Ateliê da Memória é a Estimulação Cognitiva e Terapia por meio da arte.
O Instituto de Psicologia Bem-Estar se propõe a oferecer serviço neuropsicológico e psicológico para avaliação, intervenção e estimulação cognitiva individual e/ou em grupo para idosos que querem prevenir o envelhecimento patológico, como também para aqueles idosos que estão com déficits na memória, possibilitando à indução da plasticidade cerebral e a construção da reserva cognitiva e propiciar uma melhor qualidade de vida aos idosos e seus familiares.

Como funciona?
No primeiro momento fazemos uma entrevista inicial, para conhecer a pessoa idosa. Realizamos uma Avaliação Neuropsicológica na finalidade de mapear como está o funcionamento cerebral, e em conjunto iniciamos as oficinas de estimulação cognitiva. Caso seja necessário proporcionamos uma assistência aos familiares/cuidadores com sessões de psicoeducação, que ocorrem simultaneamente, de formar estruturada, dinâmica e acolhedora.

Quais os profissionais responsáveis pelo Serviço?
Uma equipe multidisciplinar é responsável pelo desenvolvimento do programa, sendo composta por neuropsicólogo, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas.

Outras características do Serviço:
O Ateliê se propõe ainda a realizar atendimento domiciliar e online, a idosos, familiares/e ou cuidadores adequando-se às necessidades destes, mantendo a mesma qualidade em seus atendimentos.
Aliado ao atendimento dos idosos/familiares e/ou cuidadores, visa colaborar com a promoção do Bem-Estar Social e da Cidadania.

“Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivo...”
Joseph Campbell